Presidente da China exige o ensino do marxismo nas universidades do país

  • Por Marcos Fidalgo/JP
  • 02/01/2015 14h59
EFE EFE Presidente da China

O presidente da China, Xi Jinping, exigiu um maior controle ideológico nas universidades do país. Ele ordenou o ensino do marxismo nas instituições, e pediu que líderes do Partido Comunista chinês reforcem a atuação no meio universitário. 

Segundo o chefe do executivo, os valores originais do socialismo deveriam ser cultivados e praticados nas universidades, que naturalmente já sofrem um profundo controle político e ideológico. Segundo ativistas de direitos humanos, a repressão à liberdade de expressão promovida pelo governo de Xi Jinping é a mais consistente dos últimos tempos.

A ideia do Partido Comunista é evitar o surgimento de revoltas como as de 1989, que resultaram no massacre de uma série de estudantes por parte do exército chinês. Segundo estimativas, mais de mil manifestantes foram mortos pelos militares na ocasião.

A imagem que retratou aqueles protestos foi a de um jovem desarmado posicionado em frente a um tanque de guerra. Seu nome e seu destino são incertos até hoje.

Os episódios daquele ano não são mencionados nos livros de história da China. Com o controle ideológico, o regime busca não apenas apagar o passado, mas também o futuro do país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.