Presidente da China visita Cazaquistão como “mostra de apoio” ao país

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h01
  • BlueSky

Astana, 7 mai (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta quinta-feira a Astana em visita oficial como “uma mostra de apoio ao governo do Cazaquistão”, segundo o vice-ministro de Relações Exteriores da China, Cheng Guoping, que faz parte da comitiva.

O presidente da China, que foi recebido pela secretária de Estado, Gulshara Abdykalikova, e o primeiro-ministro, Karim Masimov, no aeroporto internacional de Astana, se reuniu posteriormente com o chefe de Estado do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, na residência presidencial de Akorda.

Esta é a primeira reunião de Nazarbayev com um chefe de Estado desde que foi reeleito, no dia 26 de abril.

O presidente cazaque destacou que manter boas relações de vizinhança com a China “é uma das prioridades da política externa de seu país”.

“Ao longo dos anos de interação, conseguimos transformar nossa cooperação bilateral”, declarou o líder cazaque.

O projeto do Cinturão da Rota da Seda e uma cooperação econômica mais estreita foram dois dos temas abordados na reunião, informou o gabinete da presidência.

O Cinturão da Rota da Seda visa integrar economicamente os países que engloba através do comércio, de intercâmbios culturais e projetos conjuntos de infraestruturas, acrescentou o gabinete.

Os intercâmbios comerciais entre China e Cazaquistão movimentaram US$ 17,2 bilhões em 2014.

A visita de Xi Jinping ocorre seis semanas depois que o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o premiê cazaque, Karim Masimov, assinaram 30 acordos de cooperação bilateral em Pequim.

Após sua parada em Astana, o presidente da China viajará amanhã a Moscou para assistir, até o domingo, à comemoração do aniversário do final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Cerca de 30 chefes de Estado e de Governo assistirão no sábado ao desfile do Dia da Vitória em Moscou, que neste ano celebra o 70º aniversário da vitória soviética e dos aliados sobre a Alemanha nazista na guerra.

Esta é a segunda viagem do presidente da China ao exterior neste ano. Ele já havia visitado o Paquistão e a Indonésia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.