Presidente da China visitará EUA em setembro para estreitar laços
Pequim/Washington, 11 fev (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, fará uma visita de Estado aos Estados Unidos em setembro e se encontrará com o presidente americano, Barack Obama, para abordar assuntos como cibersegurança, segundo ambos os líderes acertaram nesta quarta-feira em uma conversa telefônica.
Xi aceitou o convite de Obama para visitar os Estados Unidos neste ano, apesar da data exata da viagem não ter sido anunciada, afirmou a agência oficial chinesa “Xinhua”.
Os dois presidentes concordaram em realizar todos os esforços para assegurar o êxito da viagem de Xi.
Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama disse que “espera com entusiasmo” receber Xi em Washington no final deste ano.
A visita evidência o interesse de ambos os países de estreitar sua relação, já que o último encontro entre Obama e Xi ocorreu a menos de um ano, em Pequim.
Nesta reunião, Obama e Xi selaram um pacto histórico sobre mudança climática, por meio do qual ambas as potências se comprometeram a reduzir os níveis de emissões de gases causadores do efeito estufa.
Na conversa telefônica de hoje, Obama elogiou a decisão da China de reduzir suas emissões e conseguir um “bem-sucedido resultado” na cúpula internacional sobre mudança climática que será realizada em Paris, em dezembro, segundo o comunicado da Casa Branca.
Obama também pediu para a China “agilizar” os esforços para reduzir as diferenças entre ambos os países em assuntos de cibersegurança, em um momento no qual China e EUA buscam diminuir a tensão entre acusações mútuas sobre espionagem.
Os dois líderes “reafirmaram seu compromisso” para estreitar a coordenação em temas de segurança, entre eles encorajar o Irã para que “aproveite a histórica oportunidade apresentada nas negociações” nucleares com as seis grandes potências, de acordo com o comunicado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.