Presidente da CNI defende cortes nos gastos do governo e critica aumento de impostos

  • Por Jovem Pan
  • 09/09/2015 13h07
Marcelo Camargo/Agência Brasil Robson Braga de Andrade

Em entrevista exclusiva a Denise Campos de Toledo, na Jovem Pan, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, criticou o aumento de impostos cogitado por membros do governo federal para evitar um déficit no orçamento deste ano. Para ele, essa medida traria apenas mais prejuízo para a indústria e a economia do País.

“Nós não concordamos que essa seja a única maneira de encontrar o equilíbrio fiscal”, afirmou Andrade, defendendo em seguida um “corte na carne” dos gastos do governo, “não apenas na superfície”.

Sobre os investimentos no Brasil, o presidente da CNI avaliou que no momento “não tem clima para investimentos”. Ele entende que os dados atuais da economia criam um “pessimismo generalizado no empresário, que vai se retraindo”.

As causas da crise seriam gastos governamentais exagerados em anos anteriores. “Fomos muito relapsos com as despesas”, avalia Andrade.

Ele comentou ainda carta que a CNI assinou junto a outras sociedades civis no mês passado com sugestões para enfrentar a crise. O documento foi entendido como de apoio ao governo Dilma.

Andrade discorda: “O apoio que nós demos não foi apoio a esse ou aquele governo”, garantiu.

Ele, por fim, mostrou pessimismo com a articulação política atual que tenta resolver a crise econômica. “Eu não vejo hoje no momento político uma forma de unir bases para um projeto comum”, afirmou. Andrade ainda defendeu a necessidade de reformas.

Ouça a entrevista completa no áudio do começo do texto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.