Presidente da Colômbia quer cessar-fogo bilateral e definitivo com as Farc
Bogotá, 14 jan (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta quarta-feira que deu instruções aos negociadores de paz em Havana para iniciar “o mais rápido possível” as discussões para avançar rumo a um “cessar fogo bilateral e definitivo” com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
“Dei instruções aos negociadores para que iniciem o mais rápido possível a discussão sobre um cessar fogo bilateral e definitivo”, afirmou o presidente em pronunciamento sobre o processo de paz na sede do governo colombiano.
Santos destacou que as Farc estão cumprindo o cessar-fogo unilateral e indefinido, iniciado no dia 20 de dezembro, e considerou que o gesto da guerrilha é “um passo na direção certa”. O presidente colombiano também garantiu que nos diálogos de Havana, que acontecem há dois anos, já estão sendo discutidos os dois últimos pontos da agenda, que são os Direitos das Vítimas e o Fim do Conflito propriamente dito.
“Já começamos a trabalhar nos acordos sobre a forma como a guerrilha deixará a luta armada e se reintegrará à vida civil”, disse Santos.
Além disso, Santos considerou “positivas” as declarações do Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda guerrilha do país, que manifestou nos últimos dias sua disposição de também abandonar a luta armada. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.