Presidente da Colômbia se reunirá com Obama e Castro no Panamá

  • Por Agencia EFE
  • 11/04/2015 01h12
  • BlueSky

Cidade do Panamá, 11 abr (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fará reuniões bilaterais neste sábado com os líderes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, durante a VII Cúpula das Américas, realizada no Panamá.

Santos discursará na sessão plenária do evento pela manhã e, à tarde, se encontrará com os presidentes americano e cubano.

Os EUA são o principal aliado da Colômbia no continente enquanto Cuba é a sede das negociações de paz realizadas entre o governo de Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde novembro de 2012.

O assessor adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, confirmou ontem o encontro entre Santos e Obama aos jornalistas, destacando o apoio dado pelo presidente colombiano ao processo de reaproximação entre os EUA e Cuba.

Rhodes também lembrou que os EUA aumentaram seu respaldo ao processo de paz na Colômbia com a nomeação de um enviado especial para dar apoio ao governo de Santos nas conversas com as Farc.

O líder colombiano também deve se reunir neste sábado com os presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, do Panamá, Juan Carlos Varela, e com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

Ontem, na primeira jornada da cúpula, Santos se encontrou com a presidente Dilma Rousseff, assim como os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, e do Peru, Ollanta Humala, países que junto com a Colômbia e Chile integram a Aliança do Pacífico. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.