Presidente da Petrobras confia em tribunais para liberação de venda de ativos

  • Por Tiago Muniz/Jovem Pan
  • 01/02/2017 10h59
02/06/2016; Rio de Janeiro; Cerimônia de transmissão de cargo ao novo presidente da Petrobras, Pedro Parente; Foto: Shana Reis Shana Reis/GERJ Pedro Parente

Mesmo com seguidos problemas na justiça para o plano de venda de ativos, o presidente da Petrobras ainda expressa otimismo com metas da estatal. Pedro Parente deu as declarações depois de participar de uma conferência de investidores do banco Credit Suisse, num hotel da Zona Sul de São Paulo na manhã desta quarta-feira (1).

Nesta terça (31), o Tribunal Regional Federal da Quinta Região atendeu a uma ação do Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe e suspendeu a venda sem licitação da BR Distribuidora. O Sindipetro AL-SE já colocou sete ações na justiça contra a venda de outros ativos da estatal como a Petroquímica de Suape e da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco.

Já no começo da tarde desta quarta, o Tribunal de Contas da União deve analisar uma liminar do fim do ano passado que impede a comercialização de outras propriedades da companhia por falta de transparência. Os negócios estão suspensos desde sete de dezembro; apenas cinco vendas foram autorizadas pela corte de orçamentos neste período.

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirma que a situação dentro do TCU é mais tranquila e espera reverter as outras decisões em instâncias superiores. “O que nós temos no Tribunal de Contas da União é uma parceria. Os vemos como parceiros. E, de fato, estamos enfrentando questões em tribunais que nós temos a convicção que nas instâncias superiores seremos capazes de mostrar a relevância desse programa”, disse.

Essas seguidas intervenções judiciais fizeram com que a Petrobras não conseguisse cumprir a meta de desalavancagem para o biênio 2015/2016. A atual direção da estatal considera essas vendas fundamentais para que a empresa tenha recursos em caixa para fazer frente à alta dívida que ela possui atualmente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.