Presidente da Sabesp diz que condomínios residenciais são os que menos economizam água

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2014 09h16
Fernando Moraes/Folhapress Gasto de água em condomínios

O programa de desconto na conta de água será ampliado para 31 cidades da Grande São Paulo atendidas pela Sabesp. Desde fevereiro, o bônus valia em 11 municípios, incluindo a capital, em locais abastecidos pelo Cantareira.

O sistema voltou a atingir, nesta segunda-feira, o volume mais baixo da história: 13,4%. O programa de bônus dá desconto de 20% nas tarifas para quem economizar 30% de água.

No total, 37% da população de São Paulo conseguiram o benefício, desde o começo do período de seca.

O governador Geraldo Alckmin afirmou que a redução é alta, mas alertou que uma parcela dos clientes da Sabesp aumentou consumo.

O volume do Alto Tietê, citado pelo governador, está em 37,3%, caiu 11% desde fevereiro, quando começou a ser usado para compensar o Cantareira.

Em entrevista a Thiago Uberreich, a presidente da Sabesp, Dilma Pena, destacou que os condomínios residenciais são os que menos economizam água.

“A maioria (dos prédios) tem um único micromedidor e as pessoas não têm um contato direto com a fatura da água”, explica Dilma. “É uma explicação, mas não é uma justificativa”, argumenta. “Todos sabem que nós estamos passando por um evento crítico inédito na história de São Paulo”, tenta conscientizar a população.

Ela lembrou ainda que estão sendo feitos estudos para o uso da água do Rio Grande que nasce em Minas, mas corta São Paulo. Nessa semana, técnicos do estado vão ao Rio de Janeiro com objetivo de discutir a captação do Paraíba do Sul.

Em meio à seca em São Paulo, a Sabesp reprogramou os investimentos de 2014 e vai cortar R$ 700 milhões do orçamento neste ano.

O objetivo é se concentrar na garantia de abastecimento de água na maior estiagem atravessada pela região metropolitana.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.