Presidente da Ucrânia apresenta plano de paz para conflito no leste
Kiev, 20 jun (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, apresentou nesta sexta-feira seu plano de paz para as regiões do leste do país, onde os combates entre as tropas governamentais e as milícias pró- Rússia deixaram centenas de mortos.
O documento, publicado no site do presidente, inclui medidas como garantias de segurança para os participantes de eventuais negociações sobre a regra do conflito, a libertação dos reféns e a não perseguição judicial aos que entregarem as armas.
Além disso, prevê a abertura de corredores para uma saída, sem obstáculos, dos combatentes, a desocupação de sedes de organismos estatais e a descentralização do poder nas regiões. Poroshenko propõe ainda criar unidades policiais conjuntas para patrulhar as ruas das regiões de Donetsk e Lugansk, fortificações da revolta pró-Rússia.
O plano ressalta, além disso, que “o presidente ucraniano garante a segurança para todos os residentes da região de Donbass independentemente de suas posturas políticas”.
A proposta do presidente, divulgada, inicialmente, por canais diplomáticos antes de ser apresentada à imprensa, possui o apoio do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Pavlo Klimkin, segundo a chancelaria ucraniana.
Ontem à noite, Poroshenko conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, para expor os pontos-chave de seu plano de paz. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.