Presidente da Ucrânia viaja para regiões orientais para acompanhar votação

  • Por Agencia EFE
  • 26/10/2014 07h58

Kiev, 26 out (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, viajou neste domingo para regiões orientais do país, redutos dos rebeldes pró-Rússia, para supervisionar o andamento da votação das eleições legislativas, segundo anunciou sua esposa, Marina.

“Meu marido está em Donbass. Foi lá para ver como está o dia de votação”, disse a primeira-dama ucraniana à multidão de jornalistas que esperavam o presidente em um dos locais de votação. Segundo ela, Poroshenko cumprirá sem falta com sua obrigação cidadã e votará durante a tarde.

As autoridades ucranianas ainda não informaram sobre a agenda de Poroshenko na zona de Donbass, que está sob controle das forças governamentais. Segundo o comando militar ucraniano, nas últimas horas, a situação na zona do conflito é de “relativa calma”.

Na véspera, em mensagem à nação pela televisão, Poroshenko se mostrou confiante de que as eleições legislativas desta domingo levarão a uma “profunda renovação da Rada Suprema (parlamento).

“Para realizar as reformas é necessário ter maioria na Rada, uma maioria reformista, e não corrupta; uma maioria pró-ucraniana e pró-europeia, e não pró-soviética”, ressaltou o chefe do Estado.

Poroshenko acrescentou que sua equipe tem pronto um “projeto de acordo para formar uma coalizão de maioria” com um programa, cujo objetivo é preparar a Ucrânia para para solicitar sua entrada na União Europeia no ano de 2020. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.