Presidente de Burkina Fasso está em embaixada francesa da capital
Redação Central, 21 set (EFE).- O presidente de Burkina Fasso, Michel Kafando, está na embaixada da França na capital Uagadugu, informou o embaixador Gilles Thibault na noite desta segunda-feira em sua conta no Twitter.
Kafando tinha sido detido na quarta-feira passada, da mesma forma que o primeiro-ministro, Isaac Zida, por militares após um golpe de Estado, e dois dias depois o governante nomeado para dirigir a transição foi confinado em seu domicílio.
No entanto, o primeiro-ministro permanece “sob detenção”.
“Confirmo, com a autorização do presidente Kafando, que ele está bem na residência da França”, escreveu o embaixador francês na conta dessa rede social, sem fazer mais comentários.
A junta golpista se comprometeu na segunda-feira a devolver o poder ao governo de transição de Burkina Fasso após um acordo apoiado por mediadores regionais africanos, pouco depois que o exército ordenou todas suas tropas a marchar para rumo à capital para acabar com a sublevação.
Desde quinta-feira passada, quando se confirmou o golpe, morreram dez pessoas e cerca de 100 ficaram feridas durante os protestos, segundo a imprensa local.
O golpe de Estado, o sexto na história de Burkina Fasso desde que conseguiu sua independência da França em 1960, truncou a transição democrática neste país africano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.