Presidente de Honduras promove no Brasil investimentos em seu país

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2014 01h30

Tegucigalpa, 16 jun (EFE).- O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, se reuniu nesta segunda-feira na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com empresários locais e os convidou para investirem em seu país, informou uma fonte oficial em Tegucigalpa.

O governante conversou com empresários e autoridades de Passo Fundo sobre a possibilidade de estabelecer acordos de investimento e apoio tecnológico no futuro, em áreas como a geração de biocombustível e o desenvolvimento de proteína animal para criar maior competitividade no mercado da carne.

Um comunicado da Presidência em Tegucigalpa, a capital de Honduras, afirmou que Hernández também analisou com empresários brasileiros a produção de etanol e de outros derivados importantes do biodiesel.

O líder considera fundamental “uma relação estratégica entre Brasil e Honduras”, o que permitiria a seu país adquirir tecnologia brasileira, acrescentou a nota de imprensa.

“Particularmente nos interessa tudo que está relacionado com o biocombustível, esse é um tema extremamente importante para nós e dessa maneira queremos tirar vantagem do fato de Honduras estar no centro da América”, enfatizou Hernández.

O presidente veio ao Brasil no sábado para acompanhar a seleção de seu país na Copa do Mundo.

Hernández lembrou na reunião com empresários brasileiros que seu governo está promovendo o desenvolvimento do porto Castilla, no litoral do Caribe de Honduras, que se caracteriza por uma baía de águas profundas, que poderia servir como um centro logístico em caso de um acordo com o Brasil em matéria de biocombustíveis.

“Este é o primeiro passo para construir o que dissemos em campanha, as relações de Honduras com países de economias emergentes, pujantes, entre eles, Brasil, Rússia e China. Devemos abrir Honduras para o mundo”, opinou o presidente, que assumiu o poder em janeiro desse ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.