Presidente do BC acredita em melhora da inflação e índice próximo da meta em 2016
Em palestra realizada nesta terça-feira (14) para representantes do setor financeiro, em São Paulo, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini acredita em uma melhora da inflação e o índice se aproximando da meta até o final de 2016.
Tombini declarou que é necessário manter a vigilância em relação à política econômica, para que o IPCA convirja ao centro da meta.
“A partir do mês de abril deveremos observar a inflação mensal em patamar bem inferior registrado nos três primeiros meses do ano, quando ocorreu a concentração de realinhamento de preços administrados. Neste cenário, cabe a política monetária o dever de conter os efeitos de segunda ordem decorrentes dos ajustes de preços-relativos ora em curso. Assegurando as condições necessárias para garantir a convergência da inflação para o centro da meta em dezembro de 2016”, explicou.
Segundo o presidente do BC, algum avanço já é observado recentemente com a redução das expectativas de inflação para 2016 e para os anos subsequentes. A meta de inflação do governo é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Esta foi a primeira vez que Alexandre Tombini falou sobre a inflação no centro da meta em 2016. Já o setor financeiro acredita numa situação mais estável nas próximas duas semanas antes da reunião do Copom.
*Ouça o áudio completo
– As informações são do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.