Presidente do BCE vê recuperação sustentada na economia da zona do euro

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 20h32

Frankfurt (Alemanha), 16 mar (EFE).- O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse nesta segunda-feira em um pronunciamento que a economia da zona do euro apresenta “uma recuperação sustentada”.

Em discurso em Frankfurt, Draghi afirmou que “a maior parte dos indicadores sugere que está ocorreu uma recuperação sustentada”.

“As previsões de crescimento foram revisadas para cima e o empréstimo bancário melhora tanto na demanda quanto na oferta”, disse o presidente do BCE.

Draghi acrescentou que as medidas de política monetária adotadas pelo BCE desde meados do ano passado levaram a um relaxamento significativo das condições financeiras e protegeram o euro dos efeitos de segunda volta da queda do preço do petróleo.

O presidente do BCE disse que as reformas estruturais que foram implementadas em alguns países nos últimos anos começam a dar resultados agora.

“Mas isso não significa que devemos descansar sobre os louros”, afirmou Draghi, que também insistiu na necessidade de se movimentar da “integração para a convergência” da zona do euro, através de reformas estruturais e das “normas para as instituições mediante reformas de governança”.

A zona do euro “não foi criada para ter permanentemente credores e devedores”, segundo o presidente do BCE.

“(A zona do euro) Foi criada com a expectativa de que esses países poderiam se sustentar por si mesmos, sem a ajuda contínua dos outros. Tem que haver uma convergência para que a união seja sustentável – todas as economias necessitam poder cumprir os padrões mais altos em termos de competitividade, emprego e crescimento”, disse Draghi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.