Presidente do Burundi adia eleições municipais e legislativas
Bujumbura, 20 mai (EFE).- O presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, ordenou o adiamento de dez dias das eleições municipais e legislativas, inicialmente previstas para o dia 26, segundo um decreto divulgado nesta quarta-feira.
No entanto, o texto não menciona as eleições presidenciais, cujo primeiro turno está previsto para o dia 26 de junho e Nkurunziza pretende concorrer a um terceiro mandato, excedendo os limites impostos pela Constituição.
“Todos os cidadãos burundineses que cumprirem com as condições previstas pela Constituição serão convocados para participar das eleições aos Conselhos Comunais e à Assembleia Nacional, que serão realizadas no dia 5 de junho”, explica o decreto.
O atraso do pleito prolongará a campanha eleitoral até o dia 2 de junho. A Comissão Eleitoral Nacional Independente se encarregará da execução do atual decreto, em vigor desde ontem.
No dia 25 de abril, o CNDD-FDD anunciou que Nkurunziza voltaria a se candidatar às presidenciais de junho para um terceiro mandato, apesar de a Constituição limitar a dois períodos de cinco anos a permanência no poder.
A decisão de manter a candidatura desencadeou uma onda de violentos protestos que causaram a morte de pelo menos 20 civis e 12 soldados acusados de fracassarem na aplicação de um golpe de Estado contra o presidente na semana passada. Mais de cem mil cidadãos deixaram o Burundi para se refugiar em outros países. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.