Presidente do Cazaquistão destaca perspectivas econômicas após acordo com OMC

  • Por Agencia EFE
  • 22/06/2015 18h28

Astana, 22 jun (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, destacou nesta segunda-feira a “abertura de novos horizontes” para a economia do país após a adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Este fato é histórico para nós. As principais economias do mundo reconheceram o Cazaquistão como um país que respeita o meio ambiente e tem uma política comercial e de investimento de acordo com o direito internacional”, disse Nazarbayev ao site da presidência.

A ex-república soviética solicitou adesão à OMC em janeiro de 1996, e nestas quase duas adequou suas tarifas às exigências da OMC.

No meio deste processo, o país fundou a União Econômica Eurasiática (UEE) junto com a Rússia e Belarus. A Armênia depois aderiu ao grupo.

Em consequência da integração na UEE, o Cazaquistão teve que renegociar todos os acordos realizados previamente, e o processo de adesão à OMC se desacelerou.

“Ser membro da OMC abre novos horizontes para nossa economia. Proporciona para nossas empresas acesso aos mercados estrangeiros, e aos consumidores uma grande variedade de produtos e serviços”, assinalou o presidente cazaque.

A OMC possui 161 membros e há 21 países que atualmente negociam a entrada na organização, entre eles antigas repúblicas soviéticas: Azerbaijão, Belarus e Uzbequistão.

“O Estado deve cumprir as normas internacionais. Ao mesmo tempo, as empresas do Cazaquistão têm que aprender a concorrer pelas regras da OMC”, acrescentou Nazarbayev.

“Temos muito trabalho pela frente. Todos os produtores têm que ficar em dia com o nível mundial”, concluiu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.