Presidente do CBIE vê “coincidência” em redução da gasolina antes do Copom

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2016 17h21
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Gasolina

Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), vê pontos positivos e negativos na alteração nos preços dos combustíveis anunciada pela Petrobras nesta sexta-feira (14) e a análise mensal da conjuntura sinalizada pela companhia.

Ouça no áudio acima a entrevista completa a Denise Campos de Toledo ao Jornal Jovem Pan.

Pires acredita que o reajuste ainda é pequeno e se surpreende com o fato de a gasolina ter diminuído mais do que o diesel.

A tendência do mercado e dos números era de que o diesel  tivesse uma redução mais brusca, pois o preço deste combustível está três vezes mais supervalorizado que o da gasolina, compara.

O presidente do CBIE se surpreende ainda com a “coincidência” de a Petrobras ter diminuído o valor da gasolina a uma semana da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que pode reduzir os juros.

Pires lembra que o preço da gasolina entra no cálculo do IPCA, o índice oficial da inflação.

Apesar disso, o especialista elogia a nova política anunciada pela Petrobras de determinar os preços do mercado a partir de critérios mais mercadológicos e menos políticos.

As duas medidas anunciadas pela estatal mais exaltadas por Adriano Pires são: reajustar o valor àqueles praticados no mercado internacional e rever o preço a partir de interesses de mercado com a bolsa de valores. A companhia anunciou uma reunião mensal para discutir constantemente a política financeira que pratica, mas se recusa a publicar a fórmula que utiliza para determinar o preço da gasolina.

A Petrobras garante, no entanto, que não haverá mais interferência política na companhia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.