Presidente do COI ressalta papel do esporte na nova agenda de desenvolvimento
Nações Unidas, 26 set (EFE).- O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, enumerou neste sábado a contribuição que o esporte dá para o avanço na agenda para o desenvolvimento adotada pela ONU durante esta cúpula.
“O esporte é um parceiro natural para a realização da agenda ambiciosa que liderará o desenvolvimento global nos próximos 15 anos”, afirmou Bach em mensagem que pronunciou na Assembleia Geral da ONU, onde se realiza a plenária da cúpula.
O presidente do COI explicou que o esporte tem um “papel essencial” nos princípios de uma vida saudável que a nova agenda para o desenvolvimento defende, e destacou que os esportes e a educação “andam de mãos juntas” no impulso deste programa.
“Além disso, o esporte é uma plataforma poderosa para promover a igualdade de gênero, que também está incluída nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável que foram adotados na sexta-feira na cúpula convocada pela ONU”, disse.
Bach, também afirmou o “esporte é uma importante / grande ferramenta para a construção da paz e prevenir conflitos”, por sua vez pode promover a inclusão social, a geração de confiança e a promoção de “uma cultura da paz entre grupos em conflito”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.