Presidente do Eurogrupo não acredita em antecipação de ajuda à Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2015 16h30

Bruxelas, 8 mar (EFE).- O presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, não acredita que os sócios europeus anteciparão dinheiro à Grécia neste mês para solucionar seus problemas de liquidez, segundo disse a dois jornalistas do jornal holandês “Volkskrant”.

“A Grécia tem uma necessidade urgente de dinheiro porque seus cofres estão quase vazios, mas o país tem que dar algum passo antes de receber dinheiro. Não acredito que isso vá acontecer este mês”, comentou o também ministro das Finanças da Holanda durante a entrevista, que foi transmitida na internet.

Dijsselbloem explicou que quando as pessoas ouvem falar de acordo com a Grécia pensam que isso significa que o país heleno vai receber dinheiro, mas assegurou que na prática as coisas funcionam de outra maneira.

“Só daremos dinheiro quando os gregos mostrarem que deram passos”, ressaltou antes da reunião de amanhã entre os 19 ministros de Economia e Finanças da zona do euro em Bruxelas, na qual escutarão o titular grego dessa pasta, Yanis Varoufakis, explicar as reformas mais imediatas com as quais seu governo pretende aumentar a arrecadação de impostos.

Sobre uma possível saída da Grécia da zona do euro (conhecida no jargão comunitário como “Grexit”), Dijsselbloem insistiu que “ninguém no Eurogrupo deseja que isso aconteça.

“Todo mundo acredita que a Grécia deve continuar pelo caminho da recuperação. Mas isso não ocorre sozinho e não será fácil”, reconheceu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.