Presidente do Haiti reconhece problemas e recursos limitados para resolvê-los
Porto Príncipe, 18 mai (EFE).- O presidente do Haiti, Michel Martelly, reconheceu neste domingo que o país tem “muitos problemas”, que ainda não pode resolver, e “recursos limitados” para solucioná-los, mas advertiu que a nação está na direção correta para solucioná-los.
O líder haitiano pronunciou estas palavras por ocasião da comemoração do 211º aniversário da criação da bandeira do Haiti, em cerimônia que aconteceu em Arcahaie (30 quilômetros a norte da capital).
No tradicional discurso presidencial do dia 18 de maio, o governante pediu a seu povo que aplique o lema da bandeira “A união faz a força, vive Haiti, vive nossa bandeira”.
“Todos sabemos que quando estamos unidos temos a força para lutar e para ganhar”, afirmou.
Além disso, o presidente disse que esta data destaca quão injustos são os preconceitos em relação às mulheres, ao se referir a Catherine Flon, que, segundo a história, costurou a primeira bandeira azul e vermelha do Haiti em Arcahaie.
O presidente afirmou que tenta construir um novo Haiti baseado na igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Martelly insistiu que trabalha por um Estado de direito no qual todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades de ter acesso à educação, à justiça, ao trabalho, à alimentação, ao cuidado e à saúde.
No entanto, alertou que a “mudança positiva” não se pode fazer com desordem e conflito, e acusou os que o promovem de ser os “inimigos” da democracia, do povo e do Haiti. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.