Presidente do IPCC renuncia ao cargo após denúncia de assédio sexual

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2015 11h28

Nairóbi, 24 fev (EFE).- O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU e do Prêmio Nobel da Paz, Rajendra Kumar Pachauri, renunciou na segunda-feira de seu posto neste organismo depois que a polícia indiana tenha iniciado uma investigação contra ele por um suposto assédio sexual.

A renúncia de Pachauri foi revelada hoje em Nairóbi, durante uma reunião deste organismo, encarregado de avaliar os estudos sobre a mudança climática, segundo um comunicado publicado pelo Programa Meio Ambiental da ONU (PNUMA, em inglês).

Em carta dirigida ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, datada hoje, Pachauri assegura que tentou apresentar sua demissão “voluntária” em novembro ao considerar que seu trabalho no organismo “já estava feito”, mas amigos próximos e colegas o pediram que continuasse.

Sem detalhar os motivos de sua ausência hoje na capital queniana, Pachauri manifesta em sua carta que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em sua sigla em inglês), “necessita de uma forte liderança e dedicação, e a total atenção de seu presidente no futuro”.

“É algo que, sob as presentes circunstâncias, não poderei oferecer, como mostra minha incapacidade para viajar para Nairóbi e presidir o painel esta semana”, acrescenta sem mais precisões.

Após aceitar a demissão de quem presidiu o organismo nos últimos 13 anos, o IPCC designou seu até agora vice-presidente, Ismail El Gizouli, para substitui-lo de forma interina.

“As ações adotadas hoje assegurarão que a missão do IPCC de avaliar a mudança climática continua sem interrupção”, disse o diretor-executivo do Programa Meio Ambiental da PNUMA, Achim Steiner.

“Esperamos -acrescentou- uma sessão produtiva nesta semana em Nairóbi”, cidade onde tem sua sede este programa da ONU.

A decisão de escolher Gizouli foi adotada em uma sessão prévia à reunião do IPCC, que realiza sua 41ª sessão na capital queniana durante esta semana.

As eleições para os membros do painel, incluído seu presidente, serão realizadas em outubro.

Pachauri foi eleito pela primeira vez como presidente deste organismo em abril de 2002, e foi reeleito posteriormente para seu segundo mandato, que concluía em outubro.

Em 2007, o IPCC, sob a presidência de Pachauri e junto a Al Gore, recebeu o Nobel da Paz por seus esforços em promover e disseminar um maior conhecimento sobre a mudança climática produzido pelo homem e por fixar as bases para as medidas necessárias para resistir dito fenômeno. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.