Presidente do Irã diz que acordo nuclear cria condições para cooperação

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2015 14h41

Nações Unidas, 26 set (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou neste sábado que o acordo nuclear selado por seu país criou as condições para uma cooperação regional e internacional em áreas como o meio ambiente e as políticas de desenvolvimento.

“O acordo nuclear entre Irã e o Grupo 5+1 criou condições adequadas para a cooperação regional e internacional, incluindo no campo da preservação ambiental”, disse Rohani em seu discurso na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Nesse sentido, garantiu que seu país está agora preparado para cooperar com seus vizinhos a fim de promover “a construção de um mundo mais sustentável”.

Rohani apontou em seu discurso para a dupla ameaça que a mudança climática e o terrorismo representam para a região da Ásia ocidental e ressaltou que ambos problemas estão vinculados.

“A região da Ásia ocidental não está sofrendo apenas um clima mais quente e o problema de prolongadas secas, mas está também lutando contra a praga do terrorismo e da violência extremista”, assinalou.

“Em outras palavras, a violência contra o homem e a natureza são as calamidades paralelas na Ásia ocidental”, acrescentou.

Segundo Rohani, “os terroristas tendem a aparecer e progredir em terras deprimidas e danificadas por desastres ambientais e se infiltram facilmente através das fronteiras”.

Além disso, contribuem para manter a pobreza nas áreas nas quais operam e obrigam os governos a deixar de lado suas políticas de desenvolvimento para concentrar-se na segurança, salientou.

O presidente iraniano deixou claro que seu país está comprometido com a luta contra da pobreza e com a proteção do planeta, os eixos sobre os que se baseia a nova agenda de desenvolvimento adotada na sexta-feira pelos líderes internacionais.

Rohani defendeu a necessidade que as nações trabalhem juntas para conseguir esses objetivos, mas insistiu que isso não representa que todos os países tenham as mesmas responsabilidades.

O presidente iraniano, que discursará na segunda-feira na jornada inaugural da Assembleia das Nações Unidas, abriu hoje seu discurso expressando seu pesar pelo recente tumulto nos arredores da cidade de Meca que causou mais de 700 mortos.

Rohani reivindicou uma investigação para que este tipo de situação não volte a se repetir, depois que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, responsabilizou na quinta-feira à Arábia Saudita pela tragédia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.