Presidente do Senado devolverá dinheiro reembolsado de forma inadequada

  • Por Agencia EFE
  • 08/06/2015 22h03

Toronto (Canadá), 8 jun (EFE).- O presidente do Senado do Canadá, o conservador Leo Housakos, e o líder da oposição, o liberal James Cowan, anunciaram nesta segunda-feira que devolverão dinheiro ao erário, um dia antes de o Escritório do Auditor Geral divulgar um relatório sobre abusos na câmara alta do parlamento.

Embora o relatório oficial ainda não tenha sido divulgado, nos últimos dias vazaram detalhes de seu conteúdo que assinalam que o auditor geral identificará 30 senadores e ex-senadores que reivindicaram e receberam de forma inadequada compensações por despesas realizadas.

Destes casos, o auditor geral teria solicitado à Polícia Montada do Canadá que investigue nove senadores por entender que os abusos ao sistema de compensação econômica podem representar um crime.

Housakos e Cowan, os dois senadores mais importantes da câmara alta do parlamento canadense, se encontram entre os nomes incluídos no relatório do auditor geral, que nos dois últimos anos esteve investigando as reivindicações de devolução de despesas dos legisladores.

Inicialmente, Housakos e Cowan negaram que tivessem reivindicado de forma inadequada o pagamento de despesas e anunciaram que recorreriam das conclusões do auditor geral.

Mas hoje os dois anunciaram separadamente em comunicados que renunciarão ao mecanismo de litígio e devolverão o dinheiro identificado no relatório como recebido de forma inadequada.

Housakos disse que tomou essa decisão “não porque não acredite que cada senador tem direito à arbitragem, mas porque não desejo que haja nenhuma dúvida sobre a integridade do processo ou a forma como foi implementado”.

“Sigo acreditando que todas minhas ações como senador e agora como presidente do Senado foram realizadas de boa fé, de acordo com as regras que governam o Senado e sobretudo com o devido respeito aos canadenses”, acrescentou.

Por sua parte, Cowan disse que “cheguei à conclusão que ao buscar meu direito à arbitragem, ao que tenho direito, criaria dúvidas em alguns sobre a justiça e a independência do processo em si”.

“Por isso, devolvi toda a quantia em litígio, mas sigo estando em desacordo, respeitosamente, com os argumentos do auditor geral”, comentou o senador liberal. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.