Presidente do Sudão do Sul assina acordo de paz com oposição

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2015 13h00

Juba, 26 ago (EFE).- O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, assinou nesta quarta-feira na capital do país, Juba, o acordo de paz entre o governo e os rebeldes alcançado semana passada, mas ressaltou que tem “grandes reservas” a respeito.

A rubrica do documento, que foi assistida por vários chefes de Estado da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (Igad), organização que mediou a negociação, pretende pôr fim ao conflito que explodiu em 2013 e que deixou milhares de mortos no país.

Kiir assinou página por página as 72 folhas do “Acordo para solucionar a crise no Sudão do Sul”, o que prolongou os protocolos da rubrica durante dez minutos.

Durante a cerimônia, o presidente sul-sudanês explicou que seu país tem divergências sobre alguns pontos do acordo e pediu aos Estados da Igad que encontrem soluções aos problemas que podem surgir durante a aplicação do convênio.

“Assinaremos o acordo, mas quero advertí-los que se surgir algum problema relacionado às nossas reservas, é preciso levá-las em consideração”, acrescentou.

Além disso, o líder detalhou que “se não levarem a sério (as reservas), os danos não prejudicarão somente o Sudão do Sul, mas toda a região”.

Além disso, o governo de Juba distribuiu durante a reunião um documento de 12 páginas que inclui suas divergências ao acordo.

O principal ponto criticado pelo Executivo é a retirada de todas as forças armadas de Juba para uma distância de 25 quilômetros da capital.

O pacto, conseguido graças à mediação da Igad, que agrupa sete países da África Oriental – incluído o Sudão do Sul – foi assinado em 17 de agosto em Adis-Abeba pela principal facção rebelde, liderada pelo ex-vice-presidente Riek Machar.

Além disso, o acordo foi rubricado pelo secretário do Movimento Popular para a Libertação do Sudão, Pagan Amum, e várias outras personalidades revolucionárias.

Os partidos da oposição sul-sudanesa não assinaram esse acordo porque foram proibidos de viajar à capital da Etiópia para participar da última rodada de discussões.

O Conselho de Segurança da ONU ameaçou ontem tomar “ações imediatas”, que incluem sanções econômicas e um embargo de armas ao Sudão do Sul, se o presidente sul-sudanês não assinasse hoje o acordo.

O conflito armado começou após as acusações de Kiir (de etnia dinka) contra Machar (da etnia rival nuer) de ter orquestrado um golpe de Estado contra ele.

EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.