Presidente do Uruguai chega ao Equador para mediar reunião de Santos e Maduro

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 22h21

Quito, 21 set (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, chegou nesta segunda-feira ao Equador para participar da reunião com os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, que tratará diretamente da crise na fronteira comum.

Vázquez chegou perto das 11h (13h em Brasília) ao aeroporto de Quito, onde foi recebido pelo vice-chanceler do Equador, Leonardo Arízaga.

O presidente do Uruguai, que participará junto com o presidente equatoriano, Rafael Correa, assim como Santos e Maduro do encontro no palácio de Carondelet, disse em curtas declarações que trazia a saudação de seu povo ao Equador.

Em 19 de agosto o governo venezuelano decidiu fechar várias passagens fronteiriças argumentando que buscava combater o contrabando e o paramilitarismo, e expulsou mais de 1.600 colombianos que viviam no lado venezuelano da fronteira, segundo números de organismos da ONU.

Outros 19 mil colombianos abandonaram a Venezuela por conta própria desde o início desta crise, segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Desde então Maduro e Santos mantiveram uma ríspica troca de declarações.

Suas chanceleres, a venezuelana Daisy Rodríguez e a colombiana María Ángela Holguín, se reuniram duas vezes desde 19 de agosto para conversar sobre a questão, a última vez em Quito no dia 12, quando decidiram transferir os avanços das conversas aos seus presidentes.

O encontro de hoje é promovido pela Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e pela União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Rafael Correa assiste a reunião como presidente pró témpore da Celac, e Tabaré Vázquez, por exercer o mesmo cargo na Unasul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.