Presidente do Zimbábue diz que brancos do país deveriam voltar ao Reino Unido

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 12h23

Harare, 6 set (EFE).- O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, afirmou que os brancos descendentes dos colonos britânicos que ainda vivem no país deveriam voltar para o Reino Unido, “de onde chegaram seus antepassados”, segundo informou neste sábado a imprensa local.

Mugabe, de 90 anos e o mais longevo presidente da África, fez as declarações em uma cerimônia que reuniu líderes tradicionais e membros de seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF).

“Por acaso não sabem de onde vieram seus antepassados? Todos os britânicos que estão aqui deveriam voltar para o Reino Unido”, disse Mugabe, segundo o jornal digital “NewZimbabwe.com”.

“Qual é o problema? Temos aviões que podem levá-los de volta mais rápido do que os navios utilizados por seus antepassados”, ironizou o presidente.

Mugabe lançou um polêmico plano de reformas há 14 anos, por meio do qual o Estado expropriou a maior parte das terras que pertenciam aos brancos.

As fazendas da comunidade branca foram distribuídas entre simpatizantes da Zanu-PF, mas alguns proprietários negros voltaram a arrendar suas terras para os colonizadores.

Após a independência do Zimbábue do Reino Unido, em 1980, Mugabe foi aclamado por sua política de reconciliação com a comunidade branca, mas desde o ano 2000 seu governo adotou uma postura muito dura com os descendentes dos colonos britânicos.

Mugabe acusa os fazendeiros brancos de apoiarem o principal partido da oposição, o Movimento por Mudança Democrática (MDC).

Os proprietários de terras denunciaram um aumento dos ataques e despejos após o presidente ter afirmado, em julho, que a presença de brancos no país não deveria ser permitida. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.