Presidente do Zimbábue é reeleito líder de seu partido aos 90 anos

  • Por Agencia EFE
  • 07/12/2014 07h11

Harare, 7 dez (EFE).- O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, foi reeleito aos 90 anos líder de seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), e candidato para as próximas eleições que acontecem em 2018.

Assim decidiu o congresso do Zanu-PF que terminou na noite de sábado em Harare, a capital do país, e que também confirmou a nomeação de sua mulher, Grace Mugabe, como nova líder da Liga de mulheres do partido governamental.

“Quero agradecer de todo coração a quem votou mais uma vez em mim como líder”, disse o presidente para milhares de simpatizantes de seu partido que o ovacionaram com música e dança.

Durante seu discurso após ser reeleito, Mugabe esteve acompanhado de sua esposa, que entrou há alguns meses no cenário político de forma inesperada e à qual muitos consideram como sucessora de seu marido.

“Esta é o povo do qual viemos. Seus interesses, suas reivindicações e suas situações são as que nos devem guiar como líderes”, acrescentou o presidente, à frente do Governo do Zimbábue desde 1980, após a independência de Grã-Bretanha.

Embora o delicado estado de saúde de Mugabe levasse a suspeitar que aproveitaria este congresso para se aposentar e nomear seu sucessor, o líder está disposto a concorrer pelo seu partido nas próximas eleições de 2018.

Enquanto isso, a primeira-dama continua se fortalecendo dentro do partido governamental depois que em agosto passado foi nomeada como líder da Liga das mulheres.

“Só espero poder crescer e fortalecer a Liga das mulheres”, disse Grace ao aceitar o cargo durante o congresso, no qual se expôs um retrato gigante seu, ao estilo dos retratos de seu marido que todos os escritórios do Governo e as escolas do país possuem.

Após passar 18 anos ao lado de seu marido, agora Grace Mugabe, de 49 anos de idade, tem perspectivas de futuro “muito altas”, segundo os analistas, que interpretam sua incursão na política como uma estratégia para uma possível sucessão de Mugabe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.