Presidente dos EUA e chanceler do Irã se cumprimentam pela 1ª vez desde 1979
Nações Unidas, 29 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, trocaram um aperto de mãos durante um evento paralelo na ONU, disse nesta terça-feira um funcionário do alto escalão do governo americano.
O aperto de mãos, que não estava previsto e é o primeiro entre um presidente americano e um chefe da diplomacia iraniana em mais de 30 anos, ocorreu na segunda-feira durante um almoço oferecido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos líderes mundiais presentes na Assembleia-Geral da entidade.
Segundo o alto funcionário americano, que falou em condição de anonimato, o cumprimento entre Obama e Zarif foi breve.
Obama e o presidente do Irã, Hassan Rohani, discursaram na segunda-feira durante o primeiro dia da Assembleia-Geral da ONU, mas não se reuniram. A própria Casa Branca já tinha antecipado que o líder americano não se encontraria com Rohani na entidade.
Em setembro de 2013, enquanto estavam em andamento as negociações sobre o programa nuclear iraniano que resultaram no acordo firmado em julho, Obama e Rohani conversam por telefone, o primeiro diálogo entre os líderes dos dois países desde 1979.
EUA e Irã não têm vínculos diplomáticos desde a crise dos reféns durante a Revolução Islâmica de 1979, mas as relações bilaterais melhoraram durante as negociações nucleares.
Em seu discurso na Assembleia-Geral ontem, Obama disse que os EUA estão preparados para trabalhar com todos os países, inclusive o Irã, para buscar uma solução ao conflito na Síria.
Durante o fim de semana, Zarif e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, se reuniram em Nova York para falar sobre a implementação do acordo nuclear. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.