Presidente eleito afirma que será presidente de todos os israelenses

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2014 12h38

Jerusalém, 10 jun (EFE).- Eleito novo chefe de Estado, o político Reuven Rivlin afirmou nesta terça-feira que será o “presidente de todos os israelenses” e que “a casa para a qual irá trabalhar será lar” para a direita e para a esquerda.

Em discurso público logo após vencer a votação no parlamento contra o Meir Sheetrit, o presidente eleito de Israel disse que a lei o “obriga a não ser membro de nenhum partido político”.

“Agora sou de todos, um homem do povo, hoje começo o caminho para outra casa, em Jerusalém, a capital de Israel”, afirmou visivelmente emocionado e com lágrimas nos olhos.

“A casa para a qual vou (presidência) é a casa de todos os israelenses, a casa de Herut (partido nacionalista) e de Maki (Partido Comunista), na qual todos juntos poderão compartilhar a experiência israelense”, acrescentou.

Rivlin, de 74 anos, substituirá no cargo o atual presidente Shimon Peres, de 91 anos, que concluirá seu mandato em 24 de julho.

Após a votação no parlamento, ficou patente a tensão entre o presidente eleito e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que evitou ao máximo cumprimentar o recém-eleito. Os dois, apesar de serem do mesmo partido, o Likuk, brigaram há alguns anos e se tornaram adversários.

“Bebes de um poço profundo e rico que é a tradição do povo de Israel, do sionismo e do judaísmo, conhecemos teu caminho e tuas crenças”, disse Netanyahu formalmente.

Já o líder da oposição trabalhista, Isaac Herzog, foi mais efusivo e deu um forte abraço em Rivlin, assim como fizeram outros políticos rivais da esquerda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.