Presidente forma novo governo no Sudão

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2015 22h02

Cartum, 6 jun (EFE).- O presidente do Sudão, Omar Hassan al Bashir, formou neste sábado um novo governo que inclui caras novas em importantes pastas como Defesa, Exteriores e Petróleo, dias depois do início de seu novo mandato.

Segundo os decretos presidenciais, o Executivo será integrado por dois vice-presidentes, 31 ministros e 36 secretários de Estado.

Como novo chefe da diplomacia foi nomeado Ibrahim Gandur, enquanto a pasta da Defesa será ocupada por Mustafa Osman Obeid e a de Petróleo por Mohammed Zayed.

O secretário do presidente, Ibrahim Mahmoud, explicou durante uma entrevista coletiva que o governo inclui figuras de diferentes partidos políticos, que representam 30% dos cargos.

Nesta remodelação foram mudados também 15 dos 18 governadores das províncias do Sudão.

Mahmoud assinalou que nesta etapa buscarão a paz e a estabilidade através do impulso do diálogo nacional.

Também afirmou que manterão um contato mais direto com os países ocidentais para melhorar as relações e aumentar as oportunidades de investimento no Sudão.

A formação do governo acontece quatro dias depois de Bashir assumir como presidente para um novo mandato de cinco anos, após ser reeleito nas eleições realizadas em abril com 94% dos votos.

Bashir, no poder desde 1989, já afirmou no dia da posse que queria melhorar as relações com o Ocidente.

Sua vitória arrasadora, sobre a qual havia muito poucas dúvidas, uniu-se à vitória de seu partido nas eleições legislativas, realizadas ao mesmo tempo que as presidenciais em abril.

Sobre Bashir pesa uma ordem de captura internacional emitida pelo Tribunal Penal Internacional ao ser acusado de crimes contra a humanidade cometidos em Darfur. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.