Presidente francês confirma ataque terrorista; polícia já investigava um dos autores

  • Por Jovem Pan - Londres
  • 26/06/2015 09h15
French President Francois Hollande gives a statement at the European Council headquarters in Brussels, June 26, 2015. Hollande said on Friday that an attack that morning in southeast France was of "a terrorist nature" and that a suspect had been arrested and identified. Two assailants rammed a car into the premises of a U.S. gas company in Saint-Quentin-Fallavier, southeast France on Friday, exploding gas containers. A decapitated head covered in Arab writing was found at the site. REUTERS/Yves Herman
 TPX IMAGES OF THE DAY REUTERS/Yves Herman Hollande dá declaração em Bruxelas confirmando natureza terrorista do ataque

O líder da França François Hollande estava em Bruxelas, na Bélgica e, antes de partir de volta para Paris, em uma viagem rápida, deu detalhes sobre o ataque terrorista desta sexta-feira (26), informa o correspondente JP em Paris Ulisses Neto (ouça os detalhes no áudio ao lado).

O presidente francês confirmou que se tratou de um ataque terrorista e que duas pessoas realizaram o ataque. Um suspeito, que já estava sendo investigado pela polícia francesa antes mesmo do ataque, foi preso.

Mais cedo nesta sexta, dois agressores bateram um carro contra as instalações de uma empresa de gás norte-americana no sudeste da França, explodindo tanques de gás. Uma cabeça decapitada coberta por escritas em árabe foi encontrada no local.

Ulisses Neto ressalta que os ataques atuais são de natureza diferente dos impetrados pela Al Qaeda nos anos 2000. Em vez de mirar as massas, os atentados têm sido pequenos, feitos por duplas ou pequenos grupos. O correspondente lembra ainda que a França tem conturbada relação com imigrantes.

“O ataque foi de natureza terrorista, uma vez que um corpo foi encontrado, decapitado e com inscrições. Neste momento, há um morto e dois feridos”, disse Hollande em entrevista coletiva em Bruxelas, onde participa de uma cúpula da UE.

Ele acrescentou que uma força policial considerável foi mobilizada na região e que outros locais industriais foram protegidos para evitar novos incidentes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.