Presidente iemenita muda cinco ministros após protestos sociais

  • Por Agencia EFE
  • 11/06/2014 12h51

Sana, 11 jun (EFE).- O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, remodelou cinco ministérios do governo depois dos protestos que nesta quarta-feira se desenvolveram no país contra a deterioração dos serviços públicos e a escassez de combustível.

A agência oficial de notícias “Saba” informou que o líder destituiu o ministro das Finanças, Sajr al Uayir, e colocou em seu lugar o chefe da administração aduaneira, Mohammed Zamam.

Hadi nomeou também como ministro do Petróleo Ahmed Shaea, que ocupará o lugar de Khaled Bahah, e ministro de Eletricidade Mohsen al Quaa, em substituição de Saleh Samia.

As outras mudanças afetam o titular de Relações Exteriores, Abu Bakr al Kurbi, em cujo posto foi colocado Gamal al Sulal; e o de Informação, Ali al Amrani, que foi substituído pelo chefe do gabinete do presidente, Nasser Mustafa.

Em lugar deste último, Hadi colocou Ahmed bin Mubarak como novo responsável do escritório presidencial.

Trata-se da segunda remodelação do governo de coalizão nacional de Mohammed Salem Basandawa, formado em fevereiro de 2012 depois dos protestos que derrubaram o presidente Ali Abdullah Saleh.

As forças de segurança dispersaram os manifestantes que bloquearam algumas ruas principais da capital Sana para reivindicar que o governo proporcione combustível, eletricidade e água.

A polícia lançou disparos ao ar e empregou gás lacrimogêneo contra os manifestantes que colocaram pedras e pneus em várias vias, como a rua que conduz à residência do presidente.

Os manifestantes exigiram que o Estado proporcione combustíveis, que há dois meses estão escassos no país.

Por sua parte, o governo expressou sua intenção de tirar os subsídios dos combustíveis, que custam ao orçamento nacional ao redor de US$ 3 bilhões anuais.

A escassez de gasolina originou cortes constantes dos serviços de eletricidade e de água.

Além disso, o Iêmen está pelo segundo dia consecutivo sem eletricidade depois que combatentes tribais sabotaram fios na província petrolífera de Marib, ao nordeste da capital. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.