Presidente iemenita volta ao Iêmen seis meses após ter fugido para Riad

  • Por Agencia EFE
  • 22/09/2015 19h39

Sana, 22 set (EFE).- O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, voltou nesta terça-feira à cidade de Áden após seis meses de exílio na Arábia Saudita, onde se refugiou dos ataques dos rebeldes houthis, informou à Agência Efe uma fonte do aeroporto de Áden.

Hadi chegou a bordo de um avião privado saudita junto com vários de seus conselheiros e responsáveis de alto escalão do Estado, acrescentou a mesma fonte.

Em 16 de setembro o primeiro-ministro e vice-presidente iemenita, Khaled Bahah, já havia retornado definitivamente a Áden, também vindo de Riad, para retomar o exercício de suas funções.

Junto com Bahah voltaram os ministros de Interior, Comunicações, Planejamento, Cooperação Internacional e Assuntos Sociais, assim como os vice-ministros de Finanças, Petróleo e Relações Exteriores.

As titulares de Transporte, Administração Local, Recursos Pesqueiros, Petróleo, Saúde e Juventude também já tinham retornado a Áden.

Em 17 de julho, o governo iemenita anunciou desde Riad a liberação de Áden, acossada pelos rebeldes houthis, e anunciou o envio de uma delegação ministerial para preparar a volta do Executivo ao Iêmen.

Além disso, informou que a reconstrução do novo Estado iemenita será feita a partir dessa cidade.

Os rebeldes houthis, que controlam o norte do país, incluída a capital Sana, pegaram em armas em setembro passado após acusar Hadi e seu Executivo de desrespeitar a aplicação do acordo de reconciliação alcançado pelas diferentes forças iemenitas.

Um ano depois da invasão dos rebeldes houthis à capital, o caos segue reinando no país, arrasado por combates e bombardeios protagonizados por partidários e opositores a Hadi, respaldado por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.