Presidente iraquiano encarrega xiita Haider Al Abadi a formar governo

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2014 12h03
  • BlueSky

Bagdá, 11 ago (EFE).- O presidente iraquiano, Fouad Massoum, encarregou nesta segunda-feira o xiita Haidar al Abadi, dirigente da coalizão Estado de Direito, de formar um novo governo no país.

As televisões iraquianas mostraram cenas do ato no qual Massoum encomendou Abadi para substituir o até agora chefe do Executivo, o também xiita Nouri al-Maliki, em presença do presidente do parlamento, Salim al Jabouri.

Também esteve presente o líder da Aliança Nacional, a maior coalizão xiita, Ibrahim al Yaafari, que propôs Abadi como candidato ao posto.

No Iraque, está pendente a formação de um novo governo desde as eleições de abril e Maliki permanece no cargo de forma interina.

“A segurança do Iraque está em suas mãos. Os assuntos devem voltar a seu leito normal”, disse Massoum a Abadi ao encarregá-lo da formação de um Executivo que deve acalmar um país extremamente polarizado e que sofre com a ofensiva dos insurgentes sunitas liderados pelo Estado Islâmico (EI) no norte do país.

Nascido em Bagdá em 1952 e doutorado em Engenharia Eletrônica pela universidade de Manchester (Reino Unido), Abadi é um destacado dirigente do partido islamita xiita Dawa, dirigido pelo próprio Maliki, que até o momento não se pronunciou sobre sua substituição.

Em discurso ontem à noite, Maliki tinha anunciado que não pensava em renunciar a um novo mandato e acusou Massoum de entorpecer seu caminho.

Abadi viveu em Londres como opositor do regime de Saddam Hussein até a queda deste em 2003, após o qual retornou a seu país.

De 2003 a 2004, foi nomeado ministro de Telecomunicações dentro da autoridade provisória da ocupação americana e, um ano depois, foi designado conselheiro do primeiro-ministro no primeiro governo eleito nas urnas.

No parlamento, foi desde 2006 presidente das comissões de Economia e de Finanças. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.