Presidente nigeriano ordena grande ofensiva militar contra Boko Haram

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2014 09h34

Lagos, 29 mai (EFE).- O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, ordenou uma ofensiva militar “em grande escala” para acabar com o grupo terrorista Boko Haram e libertar as mais de 200 meninas que mantém sequestradas desde 14 de abril.

Foi o que disse nesta quinta-feira durante seu discurso à nação por causa do Dia da Democracia na Nigéria, no qual prometeu uma “guerra total” contra o terrorismo e descartou a negociação como via para alcançar a paz.

“Estou decidido a proteger nossa democracia, nossa união nacional e nossa a estabilidade política; a travar uma guerra total contra o terrorismo. A proteção de vidas não é negociável”, afirmou o presidente.

Jonathan afirmou que autorizou as forças de segurança a usar “todos os veículos de imprensa necessários” para cumprir esse objetivo e livrar o país de seus “pistoleiros”, apesar de não ter dado detalhes da ofensiva.

Em relação às meninas sequestradas na cidade de Chibok, que stão há 45 dias em paradeiro desconhecido, o chefe de Estado assegurou que compartilha “a profunda dor e a ansiedade” de seus pais e tutores, a que prometeu seguir fazendo “todo o possível” para resgatá-las.

Fontes do governo de Chibok informaram hoje que o grupo islamita libertou quatro das menores, apesar de outras fontes apontarem que foram as meninas que conseguiram escapar.

Com elas, já são 57 as que conseguiram evitar o cativeiro, mas as autoridades locais calculam que ainda há 219 detidas.

Na segunda-feira, o exército da Nigéria afirmou que havia localizado as jovens, mas que não podia revelar seu paradeiro por motivos de segurança nem usar a força para libertá-las. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.