Presidente republicano da Câmara dos EUA renunciará em outubro

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2015 12h42
EFE/Astrid Riecken O presidente da Câmara dos Representantes (Deputados) dos Estados Unidos

O presidente da Câmara dos Representantes (Deputados) dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, renunciará ao cargo e deixará o Congresso em outubro, segundo anteciparam nesta sexta-feira seus assessores para vários meios de imprensa americanos.

Boehner, que lidera a maioria na Câmara Baixa desde janeiro de 2011, fez nesta sexta-feira (25) o inesperado anúncio em reunião a portas fechadas com republicanos.

“O presidente da Câmara acredita que fazer com que os membros (do partido) atravessem mais agitação dentro da liderança causaria um dano irreparável para a instituição”, disse um assessor de Boehner, que pediu o anonimato, em declarações à imprensa.

“Ele está orgulhoso pelo o que esta maioria conseguiu, por seu trabalho como líder, mas pelo bem dos republicados e da instituição, renunciará ao cargo de presidente da câmara e à cadeira no Congresso em 30 de outubro”, acrescentou a fonte.

Boehner, de 65 anos, está há quase 25 anos no Congresso, onde chegou em 1991 como representante de Ohio.

Seu período à frente dos republicanos da câmara Baixa tornou-se mais tumultuado à medida que crescia o movimento ultraconservador Tea Party, que o criticou em várias ocasiões por considerá-lo membro do “establishment” e da burocracia autocomplacente dos corredores do Capitólio.

Recentemente, mais de 30 congressistas republicanos ameaçaram forçar um voto de não confiança sobre sua posição como presidente da câmara, algo que poderia ter lhe forçado a buscar votos democratas para se manter no cargo.

Segundo o assessor de Boehner, o plano inicial do legislador era exercer seu cargo só até o final do ano passado, quando houve eleições legislativas nos Estados Unidos.

No entanto, a inesperada derrota do “número dois” na hierarquia republicana na câmara, Eric Cantor, nas primárias do partido em novembro passado “mudou os planos” de Boehner, explicou seu assessor.

Boehner “acredita que o primeiro trabalho de qualquer presidente da câmara é proteger a instituição e, como vimos ontem com o Santo Padre, isso é o que nos une e nos inspira a todos”, acrescentou a fonte em referência ao discurso do papa Francisco perante uma sessão conjunta do Congresso americano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.