Presidente sul-coreana pede diálogo com Coreia do Norte para melhorar relação
Seul, 15 ago (EFE).- A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, pediu nesta sexta-feira que a Coreia do Norte abandone seu programa nuclear e aceite a oferta para realizarem conversas de alto nível para melhorar as relações entre os países.
“A Coreia do Norte deveria abandonar seu programa nuclear e se unir à comunidade internacional”, afirmou a presidente durante um discurso televisionado pela celebração na Coreia do Sul do dia da libertação do domínio japonês.
Park acrescentou que os frequentes lançamentos de foguetes e mísseis por Pyongyang e as ameaças de testes nucleares “nunca serão toleradas”. Para a presidente, essas ações “aprofundam o isolamento da Coreia do Norte e deixam o país de pés e mãos atados”.
Por isso, pediu ao regime liderado por Kim Jong-un que “siga os passos” dado por outros países como Cazaquistão, Vietnã e Mianmar, estados que “desfrutam de paz e prosperidade graças a terem optado pela reforma e pela abertura”.
A presidente sul-coreana se pronunciou um dia depois de o papa Francisco começar sua visita ao país, e de a Coreia do Norte lançar cinco projéteis de curto alcance ao mar após duas semanas de relativa calma.
Durante seu primeiro discurso oficial, Francisco afirmou na quinta-feira que se “preocupa especialmente com a busca da paz na península coreana, pois afeta a estabilidade de toda a região e de todo o mundo, cansado de guerras”.
Semana passada o regime norte-coreano ameaçou realizar um teste com armas nucleares em resposta aos exercícios militares conjuntos que Estados Unidos e Coreia do Sul realização na próxima segunda-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.