Presidente tcheco nomeará social-democrata Sobotka como novo premiê

  • Por Agencia EFE
  • 10/01/2014 13h05

Praga, 10 jan (EFE).- O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, anunciou nesta sexta-feira que nomeará o social-democrata Bohuslav Sobotka como novo primeiro-ministro do país no próximo dia 17, mais de dois meses e meio após as eleições.

Zeman deverá mais adiante ratificar os membros do futuro governo tripartite tcheco, integrado por social-democratas, democratas-cristãos e uma nova legenda dirigida por um multimilionário.

O chefe do Estado condicionou a nomeação dos ministros à tramitação parlamentar da lei da Função Pública, uma norma que “despolitiza” o governo e elimina o requisito de apresentar um “certificado de limpeza”, que credencia que não colaboraram com a polícia política comunista (Stb) para chegar a altos postos públicos, como um ministério.

O primeiro trâmite dessa lei vai acontecer no dia 21 de janeiro, e por isso o chefe de Estado declarou hoje que não nomeará os ministros até depois dessa data.

“O governo será nomeado no final de janeiro”, disse Zeman, que mostrou reservas a respeito dos candidatos a ministros de Finanças, o magnata Andrej Babis, e de Defesa, o ator e ex-diplomata Martin Stropnicky, entre outros.

Zeman alertou hoje o futuro chefe de governo sobre o que, sem mencionar nomes concretos, considera “riscos potenciais dos candidatos apresentados”.

Entre esses “riscos”, ele mencionou a falta de preparação, riscos para a segurança e a incompatibilidade com uma candidatura às eleições europeias, mas não entrou em mais detalhes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.