Presidentes do STF e do TJ-SP defendem mudanças na política prisional

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2015 16h19
Rodrigo Freitas CCOM-MPMA (23/10/2013) Presídio de Pedrinhas

O Presidente do STF anunciou o início em São Paulo das audiências de custódia, como novo passo da revisão na política carcerária no País.

Ricardo Lewandowski enfatiza que os juízes passarão a decidir sobre a prisão do delinquente olho no olho e não à vista da papelada dos autos. “O juiz decide vendo uma pessoa huma à sua frente, e não com base em um amontoado de papéis”, defendeu Lewandowski.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, defende o esforço para se evitar as prisões desnecessárias de delinquentes. Em entrevista a Daniel Lian, ele diz que a tranca injusta produz pessoas revoltadas e dispostas a se vingar da sociedade.

“O nosso sistema carcerário é cruel. Ele é um fator criminógeno”, avaliou Nalini.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin destaca que os princípios constitucionais precisam ser respeitados.

Para ele é imprescindível que haja um entrosamento entre os poderes e citou o plantão jurídico da OAB no Cratod como exemplo. Alckmin falou sobre as internações voluntárias de dependentes químicos, as com o consentimento da família e as compulsórias.

Nesta sexa-feira, no Tribunal de Justiça de São Paulo, houve a cerimônia de abertura do ano jurídico de 2015.

As autoridades salientaram que dos 600 mil encarcerados no País, perto de 240 mil estão atrás das grades sem culpa formada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.