Preso no México um dos principais chefes do narcotráfico no país
México, 1 out (EFE).- Héctor Beltrán Leyva, chefe do cartel de drogas mexicano dos irmãos Beltrán Leyva, foi preso nesta quarta-feira em um restaurante em uma operação realizada pela Polícia Federal e a Marinha do México, informou a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O diretor da Agência de Investigação Criminal da PGR, Tomás Zerón, anunciou em entrevista coletiva sobre a detenção de Beltrán Leyva, efetuada em uma operação “discreta” em San Miguel Allende, no estado de Guanajuato. A prisão ocorreu “após onze meses de investigação”, explicou o funcionário.
Zerón afirmou que Beltrán Leyva era um dos barões do tráfico mais procurados do mundo. O México oferecia 30 milhões de pesos (US$ 2,3 milhões) como recompensa por sua captura e os Estados Unidos US$ 5 milhões.
Héctor Beltrán Leyva é investigado em 29 processos relacionados ao narcotráfico.
Após a prisão de seu irmão Alfredo, em 2008, e a morte de seu outro irmão, Arturo, em um enfrentamento com fuzileiros na cidade de Cuernavaca no ano seguinte, Héctor assumiu o controle da organização, que costumava enviar drogas da América Central e do Sul para os Estados Unidos e Europa.
O traficante vivia na cidade de Querétaro, localizada no estado de mesmo nome, e vivia de forma discreta enquanto desenvolvia seus negócios ilegais em outras cidades.
“Mantinha suas operações afastadas de seu domicílio” e não alterava assim “seu modo de vida, discreto e de perfil baixo, para não chamar a atenção de seus vizinhos, amigos e autoridades locais”, explicou Zerón. EFE
ea-jrm/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.