Presos palestinos são libertados e partem para Gaza, Cisjordânia e Jerusalém

  • Por Agencia EFE
  • 02/01/2014 15h59

Jerusalém, 30 dez (EFE).- Israel completou na madrugada desta segunda-feira o processo de libertação de 26 presos palestinos que cumpriam pena por delitos cometidos antes do processo de paz de Oslo de 1993, informaram fontes do serviço de prisões.

Entre os presos, três retornaram para Gaza pela passagem fronteiriça de Erez, cinco foram postos em liberdade em Jerusalém e o resto foi entregue na passagem de Betunia à Autoridade Nacional Palestina (ANP), que preparou um recebimento oficial em Ramala.

Em Gaza, governada pelo movimento islamita Hamas, apenas algumas famílias, com bandeiras e cartazes, esperavam os presos do outro lado da passagem de Erez.

Os presos de Jerusalém foram postos em liberdade em uma das principais delegacias da Polícia de Fronteiras na parte ocupada da cidade e cada qual foi recolhido por sua família e conduzido a sua casa.

Em Ramala, milhares de pessoas receberam os 18 presos que residem na Cisjordânia em uma grande festa de boas-vinda na qual participou o presidente Mahmoud Abbas.

Os 26 palestinos libertados hoje fazem parte do grupo de 104 condenados por delitos anteriores a 1993 e que Israel se comprometeu a deixar em liberdade para impulsionar as negociações de paz que começaram em julho.

Nos últimos meses Israel libertou outros dois grupos de 26 palestinos, e resta apenas um, também de 26 pessoas, previsto para ser libertado dentro de dois meses.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.