Presos policiais que assaltavam casas e lojas em bairros ricos da Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2014 20h57

Bogotá, 28 abr (EFE).- O diretor da Polícia da Colômbia, general Rodolfo Palomino, anunciou nesta segunda-feira a prisão de 16 agentes da instituição na cidade de Montería por estarem envolvidos em uma quadrilha que assaltava residências e lojas em bairros exclusivos de diversas cidades do país.

Além dos 16 policiais foram presos outras 15 pessoas que faziam parte desta estrutura dedicada ao assalto de imóveis ricos nas cidades de Barranquilla e Cartagena, no litoral caribenho, e Bucaramanga, a capital do estado de Santander, no nordeste do país.

“Estes policiais responderão às autoridades judiciais por seus atos”, disse Palomino.

Eles também são acusados de assaltar bancos, lojas e postos de gasolina. Estima-se que no ano passado teriam roubado cerca de 2,5 bilhões de pesos (quase US$ 1,3 milhão), explicou o promotor Álvaro Sarmiento, responsável pela investigação.

No balanço da operação, o general Palomino disse que este caso “é um exemplo de como combinar a efetividade na luta contra a delinquência para fortalecer a segurança da população e o compromisso institucional de combater a corrupção: zero tolerância à corrupção”.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pelo Twitter também comentou o desmantelamento da quadrilha: “Cumprimentamos a polícia por atuar com determinação. Desmantelada quadrilha em Montería, 31 membros”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.