Presos sete cidadãos chineses ao tentar entrar na Síria pela Turquia
Ancara, 21 fev (EFE).- O Estado-Maior da Turquia informou neste sábado que sete cidadãos chineses foram presos na província de Hatay quando tentavam cruzar a fronteira do país com a Turquia de maneira ilegal.
Em sua página oficial na internet, o Estado-maior disse que os detidos foram entregues para a polícia para serem interrogados e iniciados os processos legais cabíveis.
Wu Sike, o enviado especial da China para o Oriente Médio, afirmou em julho do ano passado em Pequim que cerca de 100 militantes procedentes da região autônoma uigur de Xinjiang tinham se aliado à luta do grupo jihadista Estado Islâmico (EI). Outras fontes, no entanto, elevam esse número para 300.
Em 9 de fevereiro, 14 pessoas foram interceptadas pelo exército quando tentavam cruzar a fronteira com a Síria para se unir ao EI.
Um destes indivíduos era cidadão turco, enquanto o restante tinham outras nacionalidades. O Estado-Maior, no entanto, não revelou na ocasião de onde elas procediam e entregaram os suspeitos para a Diretório de Segurança de Gaziantep para que fossem deportados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.