Primárias uruguaias terminam com baixa participação
Conclui votação em primárias uruguaias marcadas por baixa participação
Montevidéu, 1 jun (EFE).- As eleições primárias do Uruguai nas quais são escolhidos os candidatos de cada partido político para o pleito presidencial de outubro terminaram neste domingo, após um dia tranquilo de votação, marcado pela baixa participação.
Às 19h30 (mesmo horário em Brasília) fechou o período de votação nas 7.137 mesas eleitorais de todo o país, às que foram chamados a votar 2.668.775 eleitores.
Conforme informaram fontes da Corte Eleitoral à Agência Efe, a expectativa é que os primeiros resultados oficiais sejam liberados duas horas após o fechamento dos colégios, graças à informatização de cerca de metade das mesas.
Esta votação é a primeira etapa do sistema eleitoral uruguaio, vigente desde 1997 e que exige eleições internas dentro de cada partido para apresentar um candidato único para as eleições gerais.
Assim, nesta votação, que não foi obrigatória, os uruguaios expressaram a preferência por algum dos pré-candidatos, seja pelo partido ao que pretendem votar em outubro ou de qualquer outro. Nesta ocasião, se apresentaram pré-candidatos de dez partidos políticos diferentes.
O histórico Partido Nacional, com quatro adversários, é o que mais pré-candidatos apresentou, apesar da eleição parecer ser disputada somente por Luis Lacalle Pou e Jorge Larrañaga. O Partido Colorado conta com três pré-candidatos, Pedro Bordaberry, José Amorín e Manuel Flores. Já o governista Frente Ampla apresentou dois candidatos, o ex-presidente Tabaré Vázquez e a senadora Constanza Moreira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.