Primeira carga de materiais químicos foi retirada da Síria, diz ONU

  • Por Agencia EFE
  • 07/01/2014 14h59

Nações Unidas, 7 jan (EFE).- Uma primeira carga de materiais químicos do arsenal sírio foi retirada do país para sua destruição, anunciou nesta terça-feira a coordenadora internacional da ONU, Sigrid Kaag.

Os materiais foram carregados em dois pontos do porto sírio de Latakia em uma embarcação comercial dinamarquesa, que zarpou sob escolta de unidades navais de Dinamarca, Noruega e Síria.

“Este movimento inicia o processo de transferência de materiais químicos da República Árabe Síria para locais fora de seu território para destruição”, acrescentou Kaag em comunicado.

O navio deixou o porto com destino a águas internacionais e ficará no mar até a chegada de mais produtos químicos a Latakia. Unidades navais da China e Rússia estão oferecendo segurança marítima adicional.

A nota não detalhou a quantidade de produtos químicos embarcados nem seu tipo, e também não indicou para onde irá o navio assim que empreender a viagem definitiva.

Kaag, responsável da missão conjunta da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), pediu à Síria que continue seus esforços para completar a retirada dos produtos químicos “o mais rápido possível e de forma segura e pontual”.

Também indicou que, devido à complexidade da operação e a situação de segurança na Síria, a missão continuará ajudando as autoridades do país a cumprir suas obrigações segundo a resolução do Conselho de Segurança sobre a destruição do arsenal sírio de armas químicas.

Kaag concluiu lembrando que a missão conjunta continuará a coordenar o trabalho com os estados-membros, especialmente com a Síria, para mobilizar recursos e dar todos os passos necessários para a eliminação total do programa sírio de armas químicas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.