Primeira nevasca do inverno atrapalha dia de eleição na Croácia
Zagreb, 28 dez (EFE).- A primeira nevasca do ano atrasou a abertura de alguns colégios eleitorais na Croácia neste domingo, quando o país elege novo presidente para um período de cinco anos, embora a neve não tenha reduzido a participação dos eleitores.
O presidente da Comissão Eleitoral Estatal (DIP), Branko Hrvatin, informou que vários dos 6350 colégios eleitorais abriram com algum atraso, e alguns situados em aldeias do interior serão abertos à tarde, mas que este fato afetará poucos eleitores.
Quatro horas depois da abertura das urnas, às 11h (8h em Brasília), a participação era de 13%, informou o presidente da DIP à televisão pública “HTV”, não muito diferente da participação de 2009.
Cerca de 3,8 milhões de eleitores croatas escolherão entre quatro candidatos o futuro presidente, que terá um mandato de cinco anos para um cargo protocolar, mas de grande prestígio.
O favorito, segundo as pesquisas, é o atual presidente, Ivo Josipoviæ , candidato da centro-esquerda, mas ele provavelmente não terá votos suficientes para garantir a vitória e enfrentará um segundo turno.
Segundo as previsões, Josipoviæ disputará em 11 de janeiro o segundo turno da votação com sua adversária mais forte, a diplomata conservadora Kolinda Grabar-Kitarovic, secretária- geral adjunta da Otan para Relações Públicas.
As urnas fecharão doze horas depois da abertura, às 19h (16h em Brasília), quando devem ser divulgados os resultados das pesquisas de boca de urna.
A DIP deve publicar as primeiras parciais a partir das 20h, e às 22h haverá entrevista coletiva com os resultados praticamente consolidados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.