Primeiro desafio é diagnosticar problemas na economia, diz Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta segunda-feira (23), que o primeiro desafio “fundamental” para a economia, no curto prazo, é o diagnóstico e identificação de quais são seus reais problemas. Segundo ele, as dificuldades do Brasil que levaram à atual crise “começou com a elaboração de políticas que criaram dúvida e incerteza sobre sustentabilidade fiscal e de gastos do Estado”, analisa.
“Isso elevou a inflação e desorganizou a economia, fazendo com que o nível de confiança baixasse e, por consequência, o investimento, o crédito, a elevação do desemprego e a configuração de um circulo para baixo”, ponderou, em seminário realizado em São Paulo. “A queda da arrecadação tributária acentuou a questão fiscal.”, termina.
Meirelles também destacou que a questão do crescimento do País e de geração de empregos e aumento da competitividade são importantes, mas, antes, é preciso uma avaliação detalhada dos problemas das contas públicas. “Estamos no sétimo dia útil de governo”, relembra, pregando cautela, “Precisamos agir com rapidez, mas com segurança.”
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.