Primeiro jogo da Copa em Brasília é marcado por protesto tímido
Brasília, 15 jun (EFE).- Cerca de 200 pessoas fizeram neste domingo em Brasília uma manifestação contra as elevadas despesas do governo com a Copa do Mundo ao mesmo tempo em que Equador e Suíça jogavam no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Após duas horas de protestos, os manifestantes se dispersaram pacificamente depois de terem sido impedidos por uma barreira policial de contiuarem na direção do estádio.
Os participantes do protesto se concentraram na manhã deste domingo no terminal de ônibus do Plano Piloto, onde exibiram seus cartazes, em português, inglês e espanhol, contra o Mundial e contra a Fifa, e pediram mais investimentos em educação e saúde.
Os manifestantes chegaram a disputar uma pelada em uma das pistas do Eixo Monumental, uma das principais vias de Brasília, em frente aos policiais que bloqueavam a passagem.
A manifestação contou com a participação de militantes do Comitê Popular da Copa, que protesta contra a organização do Mundial, e de membros do Sindicato Nacional de Funcionários Públicos da Educação, que estão em greve há 52 dias.
Segundo o governo de Brasília, o plano para garantir a segurança durante a partida mobilizou 3.488 policiais, agentes de trânsito e, dentro do estádio, guardas privados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.