Primeiro-ministro anuncia que Iraque terá 8 ministérios a menos
Bagdá, 16 ago (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, emitiu um decreto neste domingo para acabar com oito ministérios e extinguir os três postos de vice-primeiro-ministro.
Como parte do plano anunciado na semana passada para combater a corrupção e reduzir o número de cargos do governo, Al Abadi decidiu diminuir o número de membros de seu gabinete, dos 33 atuais para 22. A reforma inclui a eliminação de quatro Ministérios: de Estado para Assuntos da Mulher, de Direitos Humanos, da Secretaria de Estado e de Estado para Assuntos Provinciais e Parlamentares. Além disso, com a nova ordem, o Ministério do Turismo e Antiguidades passa a depender do de Cultura; o de Meio ambiente se funde ao da Saúde; o de Municípios se junta ao da Construção e Habitação; e o Ministério de Ciência e Tecnologia será vinculado ao da Educação Superior e Pesquisa Científica.
Al Abadi também deixará de contar com seus três vice-ministros: o xiita Baha al-Araji, que renunciou na última semana; o sunita, Saleh al-Mutlaq; e o curdo, Rosh Nouri al-Shawish.
No último dia 11, o parlamento iraquiano aprovou uma série de reformas após várias mostras de descontentamento popular pela corrupção e ineficiência dos dirigentes políticos e depois que a maior autoridade religiosa xiita do Iraque pedisse a Al Abadi que ele realizasse reformas “valentes”.
Segundo o governo, a redução das pastas tem por objetivo economizar e fomentar a eficiência administrativa, assim como lutar contra as cotas sectárias e a designação de cargos por razões de credo ou filiação política. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.