Primeiro-ministro australiano diz que localização da caixa-preta deve demorar

  • Por Agencia EFE
  • 12/04/2014 05h44

Pequim, 12 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, se mostrou confiante neste sábado em Pequim que as equipes de busca encontrarão a caixa-preta do avião desaparecido da Malaysia Airlines, mas advertiu que ainda pode demorar “muito tempo”.

“Ao mesmo tempo em que temos grande confiança que as transmissões que detectamos vêm da caixa-preta do voo MH370, ninguém deve subestimar as dificuldades do trabalho que estamos enfrentando”, disse Abbott em entrevista coletiva em Pequim, onde se encontra em visita oficial.

O primeiro-ministro australiano considerou que, apesar de a área de buscas ter sido delimitada, “tentar localizar algo nas profundezas do oceano, a milhares de quilômetros do continente, é uma tarefa árdua”.

“É possível que ainda continue por muito tempo”, alertou.

As declarações de Abbott acontecem quando as buscas pelo avião desaparecido no Oceano Índico entrou hoje em seu 36º dia, sem que a operação internacional tenha captado sinais sonoros há mais de 24 horas.

Os especialistas que determinam a estratégia das buscas voltaram a reduzir a área de rastreamento para hoje e selecionaram uma zona de 41.393 quilômetros quadrados situada a 2.331 quilômetros ao noroeste de Perth, a maior cidade do oeste da Austrália.

O objetivo é reduzir a área de buscas no fundo do oceano o máximo possível, e os trabalhos correm contra o tempo porque a bateria da caixa-preta tem uma duração aproximada de 30 dias, prazo que venceu na última segunda-feira.

Abbott se encontra na China para uma visita oficial de quatro dias. Durante sua estadia, se reuniu ontem com o presidente chinês, Xi Jinping, a quem transmitiu os últimos avanços na operação de busca pela aeronave, na qual viajavam 239 pessoas, entre elas, 154 cidadãos chineses.

Antes de sua entrevista coletiva, o primeiro-ministro australiano se reuniu hoje com o vice-presidente Wang Yang, com o quem acordou incrementar as trocas comerciais, uma das razões para a visita de Abbott ao gigante asiático.

O avião desaparecido decolou de Kuala Lumpur no dia 8 de março (dia 7 no Brasil) com destino a Pequim, mas desapareceu dos radares cerca de 40 minutos depois de sair do espaço aéreo malaio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.